Cidadanias

«... o que é este mundo a que a gente se agarra?»

domingo, janeiro 07, 2007

MEDALHA DE OURO DA CIDADE

GRUPO TEATRO LETHES
Fundado em 1957 pela família Campos Coroa, nomeadamente pelo Dr. Campos Coroa, Engº José de Campos Coroa e Dra. Maria Amélia Campos Coroa.
Realizou o primeiro espectáculo no Teatro António Pinheiro, em Tavira, levando à cena a peça " Quando a verdade mente " de António Pinheiro.
Ao longo de cinco décadas de existência realizou 405 espectáculos nos quais estiveram envolvidos 380 amadores.
Pelo Grupo Teatro Lethes passaram mais de quinhentos intérpretes.
Para além do teatro destaca-se o filme " Infante D. Henrique, sua Vida e Obra ", rodado na sua maior parte no Museu Municipal de Faro, com realização de Emílio Campos Coroa e fotografia de António Matos Cartuxo;
No seio do Grupo Teatro Lethes nasceram o Grupo Coral Santa Maria e o Grupo de Jograis Emiliano da Costa;
Ao longo da sua história relevo para a trilogia dos autos de António Aleixo - " Auto do Curandeiro ", " Auto da Vida e da Morte " e " Auto do Ti Jaquim " filmados para a televisão.
O Grupo Teatro Lethes chegou a gravar várias peças que levou à cena oferecendo as gravações ao Núcleo de Cegos de Lisboa.
Participou em vários festivais de teatro amador, conquistando vários prémios individuais e colectivos;
Representou no Teatro Nacional de São Carlos a Trilogia dos Autos de Gil Vicente;
Representou Portugal no Festival de Teatro Amador de Tanger, e recentemente esteve em Lion a convite da Comunidade Portuguesa em França;
É Instituição de Utilidade Pública.
A última peça levada à cena aconteceu nos passados dia 17 e 18 de Agosto de 2007, na Alameda João de Deus, com o " Render dos Heróis ", de José Cardoso Pires.
É neste quadro e tendo por base o disposto nos art. 6º do Regulamento de Medalhas Municipais, que ora se atribui a Medalha de Ouro da Cidade ao Grupo Teatro Lethes.
Faro, 3 de Setembro de 2007
O Presidente da Câmara
José Apolinário

faces.gif


50 anos GRUPO TEATRO LETHES (1957 - 2007)